Armário Cápsula: o armário inteligente de cada estilo!

Conhecer o estilo é o passo mais importante para construir a cápsula

Para começar a nossa conversa vamos te contar o que é o armário cápsula. Chamado dessa forma pelo universo da consultoria de imagem, o armário cápsula é um armário onde todas as peças – ou quase todas – combinam entre si. Quando falamos em peças, estamos falando de roupas, sapatos, bolsas e até mesmo acessórios. 

Ter um armário cápsula é super vantajoso, poderíamos discorrer um texto enorme só pra poder te provar o nosso ponto, mas vamos falar de dois benefícios: o primeiro é a facilidade para criar os looks no dia a dia e o segundo é a ausência daquele sentimento “não tenho nada para vestir” que vira e mexe nos incomoda.

Porém, como começar a construir o armário do zero? Há um tempo atrás colocamos aqui no blog um guia definitivo para te ajudar com o processo, mas não custa nada relembrar alguns pontos por aqui.

Por onde começar:

  • Faça um pequeno mapeamento do seu estilo.

Salve todos aqueles looks de amigas, parentes, famosas, blogueiras etc que você gosta e se imagina vestido no dia a dia. Compare a forma como elas se vestem e a maneira como você está construindo a sua imagem… tem semelhança? Quais os pontos em comum? Quais as diferenças? O que você pode acrescentar e tirar dos seus looks atuais para se assemelhar às referências?

  • Limpe e organize o armário: 

Experimente, observe e avalie se cada peça que está ali vale a pena manter ou descartar de acordo com os objetivos de imagem que você concluiu com o exercício anterior. Se você não usa uma roupa, sapato ou bolsa há mais de 6 meses ou 1 ano, talvez ela não tenha mais conexão com você. Desapegue!

Depois disso, faça uma lista daquilo que você sentiu falta no seu guarda-roupa. Pronto, estamos com as etapas prontas para começar a construir o armário cápsula.

Armário Cápsula de cada estilo: 

O armário cápsula, normalmente, é composto com peças atemporais. Ou seja, peças que têm durabilidade dentro da moda, que não ficam ultrapassadas muito rápido. É melhor que seja composto de roupas lisas, sem muitas estampas, porque são mais fáceis de combinar. 

Porém, como fazer para construir um armário cápsula mais clássico tendo um estilo mais criativo, dramático ou romântico? Bom, nós te explicamos tudinho. Cada um dos 7 estilo universais possuem características marcantes. É a partir daí que você pode construir a cápsula com base do que você mais se identifica. 

Por exemplo, o estilo criativo, que é um estilo que gosta de brincar com cor, texturas e acessórios, ao comprar uma camisa social (que todas nós devemos ter no armário), pode optar por uma de tom neutro e um corte mais assimétrico… ou então uma modelagem mais oversized.

Exemplo de armário cápsula do estilo criativo.

Uma mulher do estilo romântico, por preferir cores mais claras e modelagens mais fluidas, pode escolher uma camisa social com gola de laço e manga de babado. Ainda será uma camisa social, uma peça atemporal, mas com elementos do estilo que essa mulher gosta e mais se identifica. 

Exemplo de armário cápsula do estilo romântico.

A consultoria de imagem é uma ferramenta valiosa para nos ajudar a entender o nosso estilo, nosso tipo físico, nosso formato de rosto, cartela de cor e claro, a construir um armário cápsula feminino e inteligente! Quer saber mais? Vem conhecer o curso Armário Perfeito aqui! 

E que tal colocar todas as dicas em prática?

Até o próximo artigo!

Beijos,

Equipe Armário Perfeito.

Comentários