Armário Cápsula: o guia definitivo para montar o seu!

Saiba o que é o armário cápsula e veja o passo a passo para montá-lo.

O armário cápsula vai te ajudar! Você é aquele tipo de mulher que abre o guarda-roupa e fica perdida com o que vestir? Acha que nenhuma combinação faz sentido e que tem roupas demais, mas não sabe como usá-las? Bom, o seu problema pode ser resolvido com as dicas que trouxemos!

Uma das grandes vantagens do armário cápsula é a organização e funcionalidade que você adquire com o seu guarda-roupa. É ótimo fazer as pazes com todas as peças que compõem o seu look e personalidade ao longo dos dias e gritar para o mundo que você tem o closet perfeito!

O que é o armário cápsula

Antes de te ensinarmos a montar, vamos falar sobre o que é o armário cápsula. O armário cápsula é o conjunto de roupas e acessórios em que todas as peças funcionam entre si. Uma mesma pessoa pode construir diversos tipos de cápsula, sejam elas para o trabalho, para acessórios, para balada… mas o mais importante é saber que, para um guarda-roupa completamente funcional, a primeira cápsula a criar é a de básicos. 

Toda cápsula pode e deve ser construída em cima dos 7 estilos universais, que são eles: clássico, tradicional, romântico, criativo, básico, sexy e dramático. Se você ainda não sabe qual é o seu, a consultoria de imagem pode te ajudar. Porém, o mais importante é ter em mente que, mesmo tendo como base um desses estilos (ou a mistura deles), o armário cápsula sempre será composto, primeiro, por peças mais neutras e fáceis de se combinar. 

A cápsula básica é como a “fundação” do armário. Depois de completa, há a possibilidade de expandi-la. Não existe um número ideal de roupas dentro da cápsula, isso varia de acordo com o estilo de vida e necessidade de cada pessoa. Se você é uma mulher que não gosta de repetir roupa com frequência, por exemplo, é importante que o seu número de peças seja maior, para que hajam mais possibilidades.

Armário Cápsula minimalista e do estilo romântico.

Acima, temos o exemplo de uma cápsula do estilo romântico. Saia rodada e tom claro, blusa com detalhes em laço, sapatilha tipo boneca e entre outros elementos. Repare que, mesmo dentro do estilo romântico, as peças escolhidas para o armário cápsula são básicas e bem minimalistas, facilitando as combinações entre si. O closet perfeito deve ser funcional, lembre-se disso.

O look 1, por exemplo, poderia servir para um happy hour com os amigos ou cinema com o crush, quem sabe? O look 2 é apropriado para uma festa ou evento que exija um dress code mais requintado. Já o look 5 seria ideal para o trabalho. Viu como as peças transitam bem entre os contextos e combinam entre si? Dito isso, vamos às dicas para montar o seu armário cápsula? 

Passo a passo para o closet perfeito

  1. Limpe o guarda-roupa: 

Escolha um dia para tirar todas as peças que você tem no armário. Experimente todas, todas mesmo! Observe o caimento, observe o acabamento, observe se possui algum defeito e o mais importante: observe se compõe o seu estilo e te faz se sentir bem e elegante quando a veste. Não tenha medo em limpar o armário, mesmo! Para te facilitar no processo, antes de começar, separe looks que você goste e se inspira. Quando estiver analisando, veja as imagens e observe se a sua roupa está de acordo ou se parece com aquilo que você busca. 

DICA: a plataforma Pinterest é um ótimo aliado nesse processo de inspiração! Por aqui, nós amamos trabalhar a nossa criatividade com as milhares de diferentes combinações e estilos que encontramos por lá. Dá uma espiada!

2. Separe as peças: 

Separe aquelas peças que serão doadas em uma pilha, organize as peças que precisam de ajustes em outra e guarde no seu armário as demais que resolveu manter. Para as roupas que serão ajustadas, deixe-as para fora. Se você as colocar de volta no armário, corre o risco de esquecer e nunca as ajustar.

3. Experimente:

Esse é o momento de usar a sua criatividade! Todas as peças que ficaram farão parte do seu armário cápsula. Passe os olhos pelas cores, veja as estampas e modelagens. Experimente todas as peças e tente fazer combinações entre elas. Uma mesma calça combina com quantas blusas? Uma saia pode ser composição com quantas camisas? E por aí vai. Lembre-se dos looks que você separou de inspiração, eles podem te ajudar nesse processo criativo! É dessa forma que você vai identificar o que já está solucionado e o que você deve buscar para completar a sua cápsula.

4. Faça uma lista:

Faça uma lista de tudo o que você percebeu que falta no seu guarda roupa. Pode ser uma camisa social branca, pode ser uma calça reta preta, pode ser uma bolsa mais neutra ou um acessório mais clássico. Ponha no papel tudo o que esteve ausente. Se você tiver dificuldade para determinar o que falta ou não, corre aqui que esse texto pode te ajudar.

A partir desse momento, você terá em mãos tudo o que deve procurar quando sair às compras. Evite passar o cartão por impulso, sempre leve em consideração o que o seu armário cápsula feminino está te pedindo. Lembre-se do que você já tem em casa e tente perceber se a peça que está na loja consegue ter um número médio de combinações com as demais. Você verá o quanto suas compras serão eficientes! 

E aqui vai mais uma dica bônus! Na hora de sair para ir ao shopping ou às ruas para buscar aquilo que se deseja, se prepare antes. Organização é algo essencial quando queremos fugir da compra por impulso ou evitar de nos perdermos na hora de procurar por algo. Faça uma lista com os itens que você tem a intenção de achar, evite usar roupas muito complicadas… isso te economiza os minutos no provador! O mesmo vale para os sapatos. Sandálias, tênis e botas com muitas amarrações podem ser complicados. Não perca a paciência, vá com peças práticas! 

Vantagens do armário cápsula

No início do texto já mencionamos que um dos grandes benefícios do armário cápsula é a sua funcionalidade. Com peças que combinam entre si dentro do guarda roupa, você acaba tendo mais facilidade na hora de montar o look do dia a dia. Outra vantagem é conseguir diminuir o número de peças e, consequentemente, baixar os gastos mensais com roupa. 

O armário cápsula também te proporciona uma visão ampla e clara do que você tem de calças, saias, blusas e terceiras peças. Sabe aquela situação que você acha uma camisetinha que nem lembrava? Pois é, isso não acontece. São maravilhas que a organização e clareza fazem pelo nosso closet perfeito! 

Agora que você já sabe o que é um armário cápsula, todas as suas vantagens e qual o passo a passo para poder começar, não tem desculpa, né? Garantimos que você não vai se arrepender e que a mudança será notada por todos! Se o seu desejo é fazer isso com a ajuda de um profissional da área, uma ótima opção é a consultoria de imagem

Esperamos que tudo isso tenha te ajudado!

Beijos,

Equipe Armário Perfeito.

Comentários