Descubra o seu formato de rosto e o que mais te valoriza!

Formato de rosto e os melhores cortes de cabelo e acessórios para você!

Entender o seu formato de rosto abre diversas possibilidades. Quando descobrimos o nosso formato, passamos a entender também qual o melhor acessório ou penteado nos ajuda a criar uma comunicação mais acessível e alinhada com nosso objetivo de imagem. Por isso, é uma informação muito importante e utilizada na consultoria de imagem.

Veja abaixo quais os 7 formatos de rosto:

Oval:

O rosto oval possui um equilíbrio entre a medida da testa e o volume das bochechas. Por ser um rosto de volume proporcional, não há muitas restrições quanto ao corte de cabelo, decotes, acessórios e penteados.

Dessa forma, a mulher desse rosto só deve ficar atenta ao seu comprimento. Se for um rosto mais longo, brincos pequenos vão combinar melhor.

Retangular/Oblongo:

Esse formato de rosto possui laterais retas e linhas rígidas bem marcadas. É um rosto comprido e com a testa um pouco maior. Por isso, os acessórios indicados para suavizar esses traço são os arredondados e curtos. 

Para os cabelos, cortes com bases também mais arredondadas e volume lateral são preferíveis, já que cabelos muito longos tendem a aumentar o comprimento do rosto.

Formato de rosto quadrado:

O rosto quadrado tem a medida de orelha a orelha levemente maior do que a medida de testa ao queixo. Também é um formato que possui linhas mais retas, rígidas e mandíbulas marcadas. 

Dessa forma, para suavizar as linhas retas desse rosto, o ideal é trazer acessórios e decotes mais arredondados e cortes de cabelo que suavizam a região da mandíbula, de base também arredondada.

Triangular Invertido:

Nesse formato, a medida de testa é maior em relação à medida do maxilar. O queixo é pontudo e a mandíbula é pouco marcada, quase imperceptível.

Os acessórios que mais valorizam são os de formas arredondadas e que trazem volume para a lateral desse rosto. Evite colares compridos, já que tendem a aumentar muito mais o queixo. E para os cabelos, os cortes ideais são aqueles que também trazem volume para a lateral, como os repicados ou em camadas.

Triangular:

A região do maxilar é maior em relação à região da testa. Esse tipo de rosto tem seu peso visual concentrado na mandíbula. Para suavizar, é importante usar acessórios que levem a informação para longe da região volumosa, ou seja, brincos earcuff ou brincos grandes e estreitos. 

Os cortes de cabelo mais indicados são aqueles que levam volume para a parte de cima, como repicados e franjas laterais.

Formato de rosto diamante:

Rosto pequeno, com características pontiagudas, como a maçã do rosto e o queixo. Portanto, os acessórios ideais são os arredondados, para trazer leveza a esse formato. O rosto diamante combina tanto com cortes médios e curtos. 

É bom evitar cabelos muito longos e volumosos, pois por ser um rosto pequeno, pode sumir no meio do visual.

Redondo:

Normalmente, nesse tipo de rosto, as bochechas são mais aparentes. É um formato com linhas leves e ângulos arredondados, mandíbula pouco marcada e a  testa pequena. 

Por isso, para valorizá-lo, o ideal são acessórios e decotes de formato quadrado ou retangular, já que irão suavizar as linhas redondas. Para os cabelos, cortes médios e longos são mais indicados.

Quando o assunto é formato de rosto, não há mistério. O importante é conhecer as técnicas e formatos para tomar decisões sobre cortes e acessórios com mais consciência e sabedoria.

Se ao ler todas essas explicações, você ainda ficou na dúvida de qual formato é o seu rosto, o curso Armário Perfeito pode te ajudar. No módulo 3 explicamos sobre o assunto. Além disso, o nosso suporte pelo WhatsApp te auxilia a avaliar o formato, chegando no melhor resultado! Vem com a gente!

Beijos,

Equipe Armário Perfeito.

Comentários