Imagem pessoal: o que evitar para NÃO parecer infantil!

4 dicas para adicionar mais credibilidade a sua imagem pessoal

Parecer mais nova do que nossa real idade tem suas vantagens e desvantagens. Porém, quando falamos do ambiente corporativo, ter uma imagem pessoal infantil pode ser algo ruim, já que falas de autoridade dificilmente serão ditas por crianças/adolescentes. Se esse é o seu caso, você está no artigo certo! 

Trouxemos aqui algumas dicas e pontos importantes a serem levados em consideração na hora de montar o look do trabalho para evitar a “cara de mais nova”. Vamos lá? 

Cor:

As cores têm muita influência no look, afinal, esse é o primeiro elemento de maior impacto visual quando entramos em qualquer ambiente. Além disso, por estarem sempre associadas a vários significados, as cores são uma importante ferramenta de comunicação visual. 

Portanto, para deixar a cara de infantil de lado e parecer mais elegante, dê preferência para cores opacas e neutras no lugar dos tons pastéis ou das famosas candy colors.

Cores claras deixam a imagem mais acessível, simpática, por isso quando em excesso podem criar imagem ingênua.

Estampas:

Estampas de coração, flores, frutas ou qualquer outros elementos muito coloridos, na maioria dos casos, tendem a trazer mais  jovialidade para os looks. Porém, não pense que isso é positivo. Esse tipo de estampa contribui para uma imagem pessoal adolescente ou infantilizada.

Por isso, para evitar esse tipo de comunicação no seu visual, o ideal é optar por estampas mais clássicas e discretas, ou seja, xadrez, poá, listras… além de serem a melhor opção para a construção do seu armário cápsula, elas também facilitam a deixar a imagem pessoal mais adulta, séria e elegante. 

Estampa desenho x estampa clássica.

Modelagem das peças:

O corte da roupa também contribui para a comunicação visual. Linhas retas sempre trarão mais formalidade e rigidez.  Já as linhas curvas, são responsáveis por uma mensagem de acessibilidade e simpatia. 

Como aqui a ideia é tirar o efeito “cara de infantil”, tecidos muito fluidos e esvoaçantes são interessantes de se evitar. Dessa forma, para uma comunicação mais sofisticada, os cortes retos e os tecidos encorpados são melhores para o objetivo.  Também vale lembrar que estilo romântico em excesso, na maioria dos casos, contribui para uma imagem pessoal infantil e ingênua. 

Elementos fluidos x elementos de corte reto.

Acessórios:

Por último,  não podemos deixar de falar também dos acessórios! Eles são responsáveis por dar um toque de luz nos looks e nos ajudar a trazer mais personalidade para a produção.

Peças muito coloridas, com pingentes em formatos de corações, laços, sol, estrelas e entre outros elementos, quase sempre  darão um efeito infantilizado ou adolescente na imagem. Portanto, essa mensagem, prefira peças metalizadas, modelos tradicionais e tons clássicos como dourado e prata.

Acessório criativo x acessórios clássicos.

Comunicação visual é algo muito importante no nosso dia a dia, pois contribui para diversos contextos pessoais e profissionais. A consultoria de imagem é o serviço responsável por te ajudar a atingir diversos objetivos estratégicos de imagem.

Quer saber mais? Vem conhecer o Armário Perfeito, nosso curso online sobre auto consultoria de imagem. É um sucesso! 

Até o próximo artigo!

Beijos,

Equipe Armário Perfeito.

Comentários