5 passos para criar o seu armário cápsula!

Armário cápsula

Você já sabe e já deve ter entendido que nós, aqui do Armário Perfeito, não queremos te fazer comprar! Pelo contrário, queremos sempre que você aprenda, cada vez mais, a usar e abusar do que já tem no seu armário. Por isso, trouxemos hoje 5 passos para criar o famoso e funcional armário cápsula! 

Primeiro de tudo, separe um dia tranquilo e com pouca distração em casa, toda a concentração é válida e necessária. Não tenha pressa para fazer cada uma das etapas, o importante é você entender e visualizar todas os passos com clareza! Vamos lá? 

  1. Esvazie o armário: 

Sim! É para esvaziar tudinho! Para criar o armário cápsula perfeito você precisa entender quais peças do seu guarda-roupa atual ainda funcionam para o seu estilo. Tire tudo! Inclusive os acessórios e maquiagens, não vamos deixar passar nada.

        2. Experimente:

Mas é para colocar tudo? Sim! É pra colocar tudo. É nessa etapa que você vai entender quais as peças estão em bom estado, quais aquelas que você tem no armário, mas acaba não usando… vai visualizar as que estão justas ou muito largas e as que já foram tão usadas e estão tão gastas que não tem como vestir mais.

       3. Separe: 

Separe todas as peças que está ótimas para continuar o uso, as que precisam de ajustes e as que vão direto para a pilha de doação! O armário cápsula precisa ter roupas coringas e que combinem entre si, então não adianta você ter uma calça nova, linda e super refinada com uma blusa que, de tanto usar, já está desbotada ou dando bolinha.

      4. Analise: 

Depois de todo o processo anterior, você vai analisar peça por peça e entender quais delas combinam entre si. Tenha em mente que o armário cápsula é composto por roupas, normalmente, mais básicas e clássicas, para facilitar as combinações. Se por um acaso você tiver uma camisa estampada que ama bastante, deixe ali do lado para colocar como peças complementares. 

Procure por camisetas, blusas e camisas lisas nas cores claras e escuras. Dê preferência para aquela calça jeans mais discreta e sem rasgos. Abra espaço para outra calça que não seja jeans e que tenha o tecido escuro. Adicione um short de tecido estruturado e a sua saia mais elegante. Falando em peça única, escolha aquela que seja versátil e que dê para usar em diferentes ocasiões, apenas mudando os acessórios. 

Para os acessórios, as bolsas estruturadas e de cores neutras como preto e caramelo têm prioridade para entrar no armário cápsula. Sapato, sandália e rasteira também nessas cores são os mais indicados. No caso do tênis, você pode optar pela cor branca também. 

O que se encaixar dentro de tudo isso que mencionamos e ainda combinar entre si, pode e deve entrar para o seu armário cápsula! O que estiver em boas condições e fizer o seu gosto, mas não combinar com tudo, continua no seu guarda-roupa, mas como uma peça complementar, ok?

        5. Ir às compras: 

Mas pessoal, não foi vocês que disseram que comprar não era o foco? E sim, não é mesmo! Porém, se for te ajudar a construir um armário cápsula mais eficiente, ou se você tiver tirado muita coisa na limpeza inicial e sobrou pouco, as compras – desde que conscientes – vão te ajudar a completar o processo.

O armário cápsula faz maravilhas na nossa vida e é super importante quando o assunto é versatilidade e compra consciente! Depois de tudo isso, toda vez que você entrar numa loja vai pensar “hm… isso combina com o meu armário cápsula?”. Se a resposta for sim, você pode colocar a peça como extensão da cápsula. Caso a resposta seja não, você precisa verificar se precisa de mais uma roupa complementar no guarda roupa e se a compra vai mesmo valer a pena. Combinado? 

Comentários