A importância da construção de imagem pessoal!

Como a construção de uma imagem estratégica pode te levar a novos caminhos

Se vestir com estratégia é algo que muitos ainda não levam em consideração. Pensar na construção de imagem pessoal para montar o armário e o look é algo que pode nos levar a resultados de sucesso, independente do nosso objetivo. Um dos caminhos para conseguir uma boa imagem pessoal e profissional é através da consultoria de imagem. 

A consultoria de imagem é um serviço prestado a homens e mulheres que, de alguma forma, têm a necessidade de mudar a maneira como são enxergados por terceiros. Falando desse jeito pode parecer algo fútil, mas a nossa comunicação visual é como a capa de um livro. Somos julgados, à primeira vista, por aquilo que compõe a nossa imagem. E isso acontece mesmo quando não temos a intenção de comunicar nada. Portanto, melhor ter o controle da sua imagem do que deixá-la livre para qualquer interpretação. 

Dentro do processo da consultoria de imagem a profissional irá te guiar pelas etapas levando em consideração o seu objetivo final. Por exemplo, se você é advogada e quer uma promoção no seu trabalho, é possível investir em peças, acessórios e até corte de cabelo que podem te ajudar a alcançar a meta. 

Formas geométricas na construção de imagem pessoal: 

E como a imagem pessoal é construída? Simples! Através das formas geométricas. O nosso cérebro – e isso foi provado cientificamente – faz associações automáticas de comunicação com as formas geométricas. Por exemplo, associamos à forma circular a mensagem de ingênuo, gentil, simpático, amoroso… ao mesmo tempo que a forma triangular é vista como poderosa, perigosa e autoritária. 

Giovanna Antonelli como vilã, em Da Cor do Pecado X como mocinha em Segundo Sol.

E é através da composição desses formatos dentro do nosso look que acontece a construção de imagem pessoal. Para entender melhor, vamos te dar um exemplo. Imagine você, com 34 anos, que trabalhando em uma startup e acabou de ser promovida dentro da sua área. Você será responsável por gerir a equipe e claro, desenvolver um trabalho com mais responsabilidades. 

No caso, é preciso duas mensagens dentro da sua imagem pessoal: a primeira é a de competência e inteligência, para criar confiança no seu trabalho para quem está à sua volta. A segunda é ser uma pessoa acessível, simpática e ouvinte, afinal, ninguém quer uma chefe autoritária, certo?

Já que o seu objetivo de imagem passa por duas mensagens, é interessante inserir elementos arredondados no look, pois esses elementos são associados a gentileza e simpatia. Também é preciso de elementos quadrados, uma vez que a forma quadrada é associada a inteligência, competência e confiança. 

Exemplo da imagem pessoal citada acima.

Por onde começar: 

Se depois de ler tudo o que te explicado acima você tenha percebido que existe uma necessidade de construção de imagem na sua vida, nós te ajudamos a entender por onde começar. 

Primeiro, deve-se entender qual é o seu objetivo de imagem pessoal e fazer um comparativo entre os looks atuais que você veste e os looks que representam onde você deseja chegar. Feito isso, repare nos tecidos, nas modelagens, nas cores e cortes de cada peça. 

Feita essa análise você terá uma ideia do que deve excluir e do que deve acrescentar na construção da sua imagem pessoal ao longo do dia a dia. Não tem erro! Se achou muito difícil esse mecânica, você pode procurar uma consultora de imagem ou então um curso de consultoria de imagem online

Existem muitos outros elementos dentro do look que podem te ajudar na construção de imagem pessoal estratégica para a vida pessoal ou profissional. As cores também são importantíssimas dentro do look e da mensagem que se deseja passar. É por isso que o teste de coloração pessoal se tornou tão essencial nos dias de hoje. 

Então, vamos começar a pensar no assunto?

Beijos e até o próximo artigo!

Equipe Armário Perfeito!

Comentários