Contraste pessoal: o que é e como identificar!

Entenda o que é o contraste pessoal e aplique a técnica no seu dia a dia

Um dos elementos da colorimetria, ou do teste de coloração, é o contraste pessoal. O contraste de pele é o contraste que há entre a cor da pele e a cor dos cabelos, olhos, sobrancelhas e boca. Para manter o equilíbrio e harmonia dentro da comunicação visual, além de trabalhar as cores da cartela de cor, é ideal também manter o contraste.

Como descobrir o contraste pessoal:

Como falamos acima, o contraste pessoal é a diferença existente entre a cor da pele e a cor do conjunto cabelo, olhos, sobrancelhas e boca. Para entender qual o seu contraste pessoal, é preciso observar todos esses elementos. Uma mulher de baixo contraste é uma mulher na qual pele e conjunto tem cores próximas. Por exemplo, uma mulher de pele clara, cabelos, olhos e sobrancelhas claros, terá baixo contraste. 

Uma mulher que possui a pele clara ou levemente pigmentada e o conjunto de cabelo, olhos e sobrancelhas do loiro escuro ao castanho médio, provavelmente será classificada como médio contraste, já que há diferença entre pele e conjunto, mas não é algo de destaque. 

Por fim, a mulher que possui uma pele muito clara e o conjunto de olhos, cabelo e sobrancelhas bem escuros, será uma mulher de alto contraste. Já que a sua pele é o oposto da cor do conjunto.

Contraste baixo, médio e alto.

O que fazer com o contraste pessoal:

Agora que você já sabe como identificar o seu contraste pessoal, vamos te explicar o que se deve fazer com isso! Para manter a harmonia do look de acordo com o seu conjunto, é importante que tanto as peças de roupa quanto maquiagem e acessórios sigam o seu contraste pessoal. 

Vamos pensar de forma prática? Uma mulher de pele preta, com cabelos, olhos e sobrancelhas bem escuros, possui um baixo contraste. Para manter o equilíbrio no look é importante que ela use cores escuras, profundas, para não fazer contraste no conjunto e mantê-lo baixo. 

Pense em uma mulher muito branquinha, com cabelos, olhos e sobrancelhas bem claros. Caso essa mulher opte por fazer uma maquiagem preta ou escura, com batom marcante, essa maquiagem fará um alto contraste com o seu conjunto, desequilibrando toda a comunicação visual. 

Maquiagem correta para o contraste de pele X maquiagem inadequada.

Quando usamos uma peça de roupa, maquiagem ou acessórios que saiam do nosso contraste pessoal, os seus efeitos podem ser bem negativos. Diferente da cartela de cor, o contraste de pele muda quando fazemos alguma intervenção no nosso rosto. Micro pigmentação, tintura do cabelo, uso de batom… por isso, é muito importante entender o seu objetivo de imagem, sua estratégia na hora de vestir, para saber o que fazer com essas informações. 

Dentro da consultoria de imagem, no momento do teste de coloração, a consultora fará o seu teste de contraste pessoal e irá te guiar até os melhores caminhos para manter o equilíbrio na sua pele e conjunto. 

Esperamos que esse post tenha ajudado!

Até a próxima,

Equipe Armário Perfeito!

Comentários