5 dicas para montar o seu armário cápsula feminino

Venha entender o passo a passo para montar um armário funcional.

Funcionalidade e organização!

Diferente do que muita gente pensa por aí, para ter estilo e se vestir bem, não é preciso seguir tendências e nem ter uma nova peça de roupa para cada dia da semana. A elegância está na atitude e não no que você tem no armário. Por isso, para te mostrar que é fácil ser moderna e bem vestida e NÃO ter um guarda-roupa lotado, trouxemos algumas dicas sobre como montar o seu armário cápsula feminino! 

Mas o que é um armário cápsula? Você sabe? Bom, um armário cápsula é a “fundação” do seu guarda-roupa, na qual todas as peças combinam entre si. Ter uma cápsula é extremamente vantajoso, já que você terá diversas composições de look diferentes sem precisar de muita roupa para isso. Além de ficar bem vestida, não precisa gastar todo o seu dinheiro para isso!

Antes de te mostrar o que fazer para montar o armário cápsula, tenha em mente que todas as dicas valem para cápsulas de acessórios, maquiagem, roupas de festa, roupas de trabalho e entre outros contextos. Até armário cápsula de verão você pode fazer e ainda economizar espaço na mala quando for viajar! 

A cápsula sempre irá acompanhar o seu estilo, seja ele clássico, básico, romântico, criativo, dramático, sexy ou tradicional. A escolha base sempre será a mesma, mas você pode inovar nas modelagens, cortes e tecidos de acordo com o que mais te agradar. É interessante que o seu armário cápsula feminino tenha, primeiramente, apenas roupas lisas, já que são mais fáceis de combinar entre si. 

Fundação do armário cápsula feminino sempre será composta de peças mais básicas e clássicas.

Com o passar do tempo e uma sensação maior de segurança, você pode adicionar camisas, blusas, calças e saias com estampas ou texturas para expandir a sua cápsula. No entanto, mesmo que a expansão seja mais ousada e fora dos modelos clássicos, ela ainda deve compor um bom número de combinações dentro do seu armário para que valha a pena comprar, ok? 

Visto todas as possibilidades de um armário cápsula, não vamos perder mais tempo! Vem conferir as 5 dicas que separamos para você!

Armário Cápsula: como fazer!

Para ter um bom ponto de partida sobre o que analisar dentro do seu guarda-roupa, alguns dias antes de fazer a limpa, pesquise vários looks que sejam, para você, uma referência de como gostaria de se vestir. Anote tudo o que há em comum entre eles. São cortes mais retos? São combinações mais formais ou mais modernas? São looks mais românticos? Separe tudo e já tenha as conclusões na ponta da língua! 

Tire um dia tranquilo e com bastante tempo livre para você se dedicar às primeiras dicas do passo a passo. Interrupções ou pouco tempo disponível pode te atrapalhar nas análises, então evite-as. Se for mais fácil, fique com as fotos dos look de referência aos seu lado e comece a tirar tudo do armário!

  1. Esvazie o seu guarda-roupa!

Sim! Se você pensou que não faria nenhuma bagunça na hora de montar o armário cápsula, sentimos muito. É importante que todas as peças, sem exceção, sejam colocadas em cima da cama. Busque tudo o que pode estar perdido no seu guarda-roupa há anos. Tire acessórios, maquiagens, casacos de frio… não deixe nada para depois! Quanto mais rápido você analisar, mais rápido terá o seu armário cápsula. 

2. Experimente!

Um peça por uma, experimente tudo o que está em cima da cama! Comece pelas blusas, depois as peças de baixo, depois as terceiras peças e por fim as peças únicas. Veja se a modelagem te veste bem, se a peça ainda tem um bom caimento, se está em bom estado de uso. Não guarde roupas desbotadas e nem com a costura desfazendo. Tudo o que precisar de ajuste, separe numa segunda pilha de roupas. Bainhas por fazer, camisas com manga muito comprida… tudo o que te atrapalhe a ter um look bem ajustado precisa de conserto. 

3. Separe tudo!

Monte três pilhas diferentes pelo seu quarto ou pela sua casa. Uma pilha fica com tudo aquilo que você vai manter e que automaticamente fará parte do seu armário cápsula! A segunda pilha são as peças que precisam de conserto. Uma ótima dica é mantê-las sempre à vista, para você não esquecer de levar na sua costureira de confiança. Por último, a terceira pilha são as roupas que você irá se desfazer. Não as jogue fora, sempre tem alguém precisando. 

4. Analise!

Finalizada toda a separação daqui que vai e o que fica, partimos para o processo de análise. Observe tudo aquilo que ficou. Veja quais peças combinam entre si, sejam nas cores ou nas modelagens e caimentos. Use as fotos de referência para se inspirar e entender como o seu armário cápsula feminino irá funcionar. 

Dê preferência para as peças lisas e de modelagem clássica. Essas são as peças mais fáceis de combinar entre si. Caso você tenha uma camisa estampada que gosta muito, deixe-a de lado por um instante, ela pode ser uma extensão da sua cápsula! Busque por uma calça jeans mais neutra, sem muitas manchas ou detalhes rasgados. Dê espaço para outro modelo de calça, qualquer que seja o seu tecido. 

Adicione um short de alfaiataria e escolha a sua saia mais elegante. Para a peça única, você pode optar por um vestido ou um macacão. Apenas leve em consideração que, para fazer parte do seu armário cápsula feminino é preciso que a peça seja versátil e possível de se usar em diversas ocasiões. Para a cápsula de acessórios, prefira as bolsas estruturadas e de cores neutras como caramelo, cinza e azul marinho. 

5. Lista.

Finalizada todas as etapas anteriores, faça uma lista de tudo aquilo que você sentiu falta na hora de organizar o seu novo armário cápsula. Pode ser uma calça de alfaiataria, pode ser uma camisa social branca… coloque no papel o que é essencial para você e ficou ausente! No fim das contas, é com essa lista que você deve se agarrar na hora de ir ao shopping. 

Evite gastos por impulso ou compras que ficarão paradas dentro do seu guarda-roupa. Dê preferência para aquilo que você precisa dentro do seu armário cápsula e leve em consideração se cor, modelo e caimento ficarão de acordo com o que já há em casa. Só depois de ter todo o seu armário cápsula feminino montado e definido é que partimos para as peças de expansão!

Não atropele o processo, ele é importante para um resultado final de sucesso e satisfatório.

Consumo consciente e que faz bem para o bolso!

Quer ter o auxílio de alguém na hora de montar o seu armário cápsula? Então vem conhecer a Marina Naves, consultora de imagem de BH

Beijos,

Equipe Armário Perfeito. 

Comentários